De forma curiosa, coube a mim fazer nos últimos tempos a análise a Sonic Generations eSuper Mario 3D Land, mais dois jogos de duas mascotes intemporais.
Por várias vezes falei da guerra que existia entre as duas personagens e a realidade que vivem hoje em dia, quando ambos participaram juntos em vários jogos.
Agora que 2011 está a chegar ao fim, chega mais uma vez a altura de reunir Super Mario e Sonicem mais um jogo dedicado aos jogos Olímpicos que vão decorrer em Londres em 2012.
Mas será que temos aqui uma versão melhorada dos jogos de Beijing, ou será que a versão de jogos de Inverno ensinou mais alguns truques a esta dupla?
Mario and Sonic at the London 2012 Olympic Games é um jogo licenciado e ligado à comitiva dosJogos Olímpicos, por isso mesmo, não foi difícil para Segaconseguir trabalhar todos os jogos disponíveis neste pacote, mas a verdade é que apesar de ser um bom jogo, o que brilha realmente em Mario and Sonic at the London 2012 Olympic Games é a sua criação exagerada de um ambiente de euforia em Londres criado pela organização dos jogos Olímpicos, mas repleto de Toads, Goombas, Koopas e Badniks.
Como é natural, podem esquecer a escolha de qualquer atleta conhecido das muitas modalidades, Mario and Sonic at the London 2012 Olympic Games é um jogo de Mario eSonic e como tal, só vão poder jogar com eles e os respectivos amigos, incluindo Luigi, Tails,Peach, Amy, Wario, Metal Sonic, Knuckles, Bowser entre outras personagens de cada um dos universos.
Não esperem encontrar um modo carreira ou história em Mario and Sonic at the London 2012 Olympic Games, apenas modos diferentes onde competem para ganhar medalhas e raspadinhas que desbloqueiam acessórios para equipar no vosso Mii. Este e o facto de poderem jogar com amigos é o grande incentivo para continuar a explorar este jogo, pois jogar a sós acaba por se tornar algo entediante.
Entre os modos de jogo vão encontrar o Single Match, onde estão englobados os jogos oficiais e os Dream Events. Como é lógico, os primeiros tentam recriar, embora com bastante liberdade, cada uma das modalidades recriadas. OsDream Events são versões modificadas e especiais dos eventos normais. Dando um exemplo muito simples, enquanto na Esgrima normal atacam o adversário até aos 10 pontos, na esgrima dos Dream Events jogam quatro pessoas em simultâneo, tentando tirar vida uns aos outros, enquanto surgem power-ups e armadilhas no cenário.
De seguida existe o modo London Party, uma espécie de jogo de tabuleiro em tempo real com uma vista aérea de Londres onde até quatro jogadores podem competir para ganhar o máximo de autocolantes para preencher uma caderneta.
Embora pareça algo estranho e confuso a início, este é um modo ideal para partilhar com outras pessoas, havendo vários mini-jogos para experimentar em sessões pré-definidas que podem ir dos 30 aos 90 minutos.
Os mini-jogos são tão simples como o de encontrar o baú certo no meio de vários recheados deBoo's (os fantasmas de Super Mario), até fazer uma maratona onde o mais importante é apanhar os anéis de Sonic e ficar vivo até ao fim.
Seja qual for o modo que joguem, Mario and Sonic at the London 2012 Olympic Gamesacaba por se mostrar bastante flexível, com vários estilos de utilização dos comandos da Wii, sendo possível jogar apenas com o Wii Remote caso seja essa a vossa vontade.
A dificuldade dos eventos também pode ser alterada antes de cada evento e no mesmo menu, o que é ideal para apelar a todos os estilos de jogador.
Mas existem alguns problemas com Mario and Sonic at the London 2012 Olympic Games, que começam logo pela ausência total do Wii Motion Plus, ou seja, toda a jogabilidade é algo imprecisa e até bruta, havendo casos, como o do Ténis de Mesa, onde basta apenas balançar oWii Remote para atirar a bola de volta para o adversário, o mesmo surge em outros dos jogos disponíveis.
De forma curiosa, são os Dream Events que acabam por tirar o melhor partido da jogabilidade e revelam ser os mais divertidos e bem construídos, usando na maioria dos casos o comando na horizontal e evitando os movimentos. Estes acabam por ser os melhores jogos até para jogar com amigos, estando notoriamente pensados dessa forma.
Para piorar, alguns dos jogos oficializados nem são tão divertidos de jogar quanto isso, como é o caso do Equestrian, que pouco tem de divertido, assim como o Cannoeing que é mais um jogo rítmico sem precisão do que uma corrida.
A nível visual, não existe muito que apontar a Mario and Sonic at the London 2012 Olympic Games. Embora não seja a coqueluche da consola, apresenta um visual colorido e bonito, cheio de personagens emblemáticas e bem trabalhadas, com movimentações fluidas e distintas, especialmente visíveis entre as personagens de classes diferentes.
Mas o melhor mesmo é o ambiente criado para a representação de Londres que aproveita bem os marcos da cidade para adocicar a festa.
A música está cheia de fanfarra e os tons típicos da série. As vozes continuam a ser as mesmas, o que é bom e mau pelos motivos que toda a gente já conhece, felizmente não há grandes diálogos, mas os barulhos irritantes estão todos de volta. No geral, pode dizer-se que o som está bastante competente mas não sendo o ponto mais alto.
Resumindo, se gostam de jogar com os amigos e costumam reuni-los lá em casa, então Mario and Sonic at the London 2012 Olympic Games é sem dúvida uma boa proposta, capaz de entreter os mais sedentos por uma boa compilação de mini-jogos. No entanto, se normalmente jogam sozinhos, então não existe aqui conteúdo que vos prenda por muito tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário