quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dual Pen Sports


A Nintendo foi até hoje exímia nas suas apostas em mini-jogos de desporto no que toca àNintendo Wii, porém, aNintendo 3DS ainda não tinha recebido na sua plataforma algo mais do que Pilotwings Resort, e mesmo esse, não era um jogo de desporto ao nível daNintendo Wii.

Foi a pensar nisso que a BanDai avançou agora para uma nova aposta dentro deste género, nada mais nada menos do que Dual Pen Sports, um jogo que simula alguns desportos, mas com o uso do ecrã táctil e de dois Stylus que vêm incluídos na caixa de jogo.
Apenas resta saber. Será Dual Pen Sports capaz de colmatar o espaço de um Sports da Nintendo na Nintendo 3DS?

O grande atractivo de Dual Pen Sports é exatcamente a sua utilização inédita de dois Stylus, os quais são usados para simular dois estilos diferentes de acções, porém, não sendo o ecrã da consola capaz de suportar dual-touch, a utilização dos estiletes acaba por ser meramente opcional em grande parte dos casos. Porém, ao fim de uns minutos de jogo, percebe-se que a utilização dos dois estiletes até que nem foi nada mal implementada.


Como já foi dito, Dual Pen Sports faz lembrar em muito umWii Sports, como tal, quando iniciam o jogo vão poder criar a vossa personagem, sendo ela masculina ou feminina, e podem ainda escolher qual é o estilo de roupa, olhos, cabelo e outros pontos que pretendem alterar.
Os bonecos que podem criar fazem lembrar bastante as personagens simples mas engraçadas criadas para Final Fantasy The 4 Warriors of Light da Nintendo DS, por isso, não contem com grande pormenor, embora sejam mais agradáveis à vista que um Mii.

Dentro de Dual Pen Sports vão encontrar uma série de desafios para realizar, que estão englobados em vários menus, o principal, TDPS: Select Sport é onde vão encontrar os jogos de desporto e onde podem fazer uma “carreira”; o Today’s Challenge, que oferece um desafio diário ao género de um mini-jogo, o Local Wireless para jogar com outras pessoas, e ainda o Tap Exercises, onde podem realizar 3 estilos de mini-jogos que testam os vossos reflexos e timing.


Voltando então ao centro deDual Pen Sports, o modo Select Sport, dentro deste vão encontrar vários desportos onde podem competir. No total são sete desportos, existindo: Baseball; Boxing(Boxe); Football; Archery(arco e flecha); Basketball;Skiing (Ski) e Paragliding(Paraquedismo).

Em cada um dos sete desportos vão encontra dois estilos de jogo, o modo Ranking, no qual vão ter de competir contra as pontuações realizadas pelos bonecos da consola e o modoScoreMatch, onde existem desafios que tentam bater para adquirir a melhor pontuação. Normalmente, o ScoreMatch não é mais do que o modo Ranking onde os cenários são aproveitados para mini-jogos baseados nos mesmos controlos.

A nível de jogabilidade, os desportos de Dual Pen Sports tiram partido dos dois Stylus incluídos, e embora não seja obrigatório jogar com os dois, a realidade é que dá mesmo mais jeito e não funciona mal de todo, normalmente, o funcionamento de cada jogo requer que usem o Stylus direito e esquerdo para realizar tarefas diferentes, por exemplo, no Baskett, o Stylus esquerdo agarra a bola e o direito permite saltar e dar força ao lançamento, já no futebol, o direito faz com que a personagem ganhe balanço e com o direito remate com o efeito desejado.


O sistema de dois estiletes, como já disse, não é de todo obrigatório e conseguia ver-me a jogar Dual Pen Sportsfacilmente sem eles, mas é um sistema funcional e que nunca me fez pensar se o D-Pad ou analógico não seriam melhores. É curioso como nunca ninguém tinha pensado neste sistema tão simples até agora e espero que de futuro mais jogos possam adoptar este sistema.

De forma a manter-vos interessados, Dual Pen Sportsusa um sistema de Athli, o qual vai acumulando pontos consoante a vossa prestação. Quanto mais acumularem, mais objectos podem ganhar para personalizar a vossa personagem e mais adversários fortes começam a surgir.

Apesar de ser um jogo que aposta muito mais na sua jogabilidade do que na apresentação, Dual Pen Sports está longe de ser um jogo feio. Os gráficos à la Wii Sports não estão nada maus e os avatares do jogo são bastante interessantes e bem sólidos, assim como os cenários, que cumprem bem os objectivos. Não é um trabalho exímio ou digno de um blockbuster, mas já se viu pior em jogos do género. Por fim, o 3D também não está nada mal, sendo até uma mais-valia para o visual, sofrendo apenas com o facto de terem de jogar com a consola em cima de uma superfície de forma a usar os dois Stylus.


Em relação ao som, não existe nada aqui que seja memorável, mas também acaba por não ser irritante, um ponto positivo vai também para os sons produzidos nos vários desportos que estão bem perto do que se ouve na vida real, o que mostra algum cuidado na elaboração dos sons por parte da equipa de produção.

É sem dúvida surpreendente ver um jogo composto de mini-jogos que vai além da média. EmboraDual Pen Sports sofra um pouco pelo facto de ser necessário uma superfície para pousar a consola, algo que nega o conceito de portabilidade, tudo acaba por funcionar bem e compensa a ausência da Nintendo no que toca a este género na Nintendo 3DS, embora não chegue à qualidade, por exemplo, de Wii Sports Resort.

Se gostam de mini-jogos e estão à procura de um para aNintendo 3DS com uma qualidade acima da média, Dual Pen Sports é uma hipótese a ter em conta, pois embora não faça nada de especial e totalmente inovador (mesmo com a presença dos dois Stylus), consegue ser uma experiência muito mais sólida do que é costume neste género.


Nenhum comentário:

Postar um comentário