Os tempos dos Ninjas já foram e já voltaram por várias vezes e ainda antes dos "Narutos" terem invadido o mundo, já os Ninjastinham sido vistos como uma força a respeitar.
Um dos ninjas que fez parte do passado dos jogadores dos anos 90 foi Shinobi, ou mais precisamente Joe Musashi, a personagem principal de uma das séries de culto da Sega, que assaltou as consolas da marca com jogos que ficaram para sempre na memória Retro de cada um.
Infelizmente, após a era das 16 Bits, Shinobi começou a cair no esquecimento e nem com o regresso nas 128 Bits conseguiu voltar ao estrelato que foi seu durante anos. O mundo tridimensional não foi nada simpático para com a saga, por isso mesmo, Shinobi regressa agora no estilo das plataformas em 2D com Shinobi para a Nintendo 3DS.
Neste novo Shinobi jogam como o pai de Joe Musashi, Jiro Musashi, que procura vingar a destruição da sua aldeia após um ataque de uma vaga de Ninjas. Por incrível e estranho que pareça, a história vai levar Jiro a ir do passado até ao futuro em busca dos culpados pelo ataque.
Sendo que Shinobi vai buscar inspirações aos anos dourados da série, o sistema de jogo é bem-parecido com que havia na Mega Drive, ou seja, podem contar com um jogo de plataformas e acção à moda antiga, com muitos saltos, utilização da espada e o atirar de Shuriken. Mas existem algumas alterações e novidades dignas de nota.
Em Shinobi vão poder realizar saltos duplos e atirar uma chuva de Kunais à moda antiga, usar a espada com um botão e dispararKunais em frente. Além disto, este Musashi consegue derrapar pelo chão, usar um gancho para trepar para algumas plataformas e percorrer cordas. Este novoShinobi está cheio de habilidades e artimanhas, e nem deixou passar as habilidades especiais dos jogos anteriores que permite que ataquem com mais força, lancem raios na direcção dos inimigos, entre outros.
Tudo o que fazem em Shinobi dá-vos pontos que contam para o ranking. Cada vez que acertam num inimigo ou levam dano, a pontuação sobe ou desce, e caso sejam muito bons, vão conseguir juntar multiplicadores que melhoram as vossas pontuações.
Mas a questão de ser muito bom em Shinobi é meramente irónica, pois este novo jogo foi feito numa mistura entre a dificuldade de um Ninja Gaiden à moda antiga e a impiedade de Dark Souls.
A verdade é que isto não seria algo de mau, se Shinobi não fosse tão impreciso e injusto. Em qualquer lugar vão ter um inimigo que usa um Shuriken que vos atira a um precipício, plataformas que caem sem aviso, zonas cheias de picos que precisam de muita habilidade para serem ultrapassadas, etc.
O mais curioso de tudo isto é que nem é preciso chegar ao fim do jogo para encontrar desafios complicados, pois eles surgem logo nos primeiros cenários.
Na realidade eu não consegui jogar Shinobi em Normal sequer, juro que tentei, mas ter menos de meia dúzia de vidas para um nível que nunca mais acaba e que nos atira para o início cada vez que perdemos todas as vidas não é leal, é injusto, por isso ao fim de algumas tentativas lá passei eu para o Beginner.
Eu lembro-me bem dos jogos do passado em que isto acontecia, mas os cenários não eram tão longos e extensos, o que ainda nos dava alguma hipótese.
Mesmo que não bastasse ser um jogo altamente difícil, Shinobi é ainda afectado por alguns problemas de câmara, que nem sempre nos mostra para onde temos de ir de seguida, ou o perigo mais imediato. As plataformas também não são amigáveis, pois a personagem é tão rápida que por vezes acertar numa plataforma minúscula acaba por falhar, mesmo que joguem muito bem.
Shinobi é uma viagem completa por cenários bem distintos e personagens totalmente diferentes, mas ao contrário da maioria dos jogos, o visual começa em alta e acaba por ir perdendo a qualidade à medida que avançam. Um exemplo disso são os primeiros cenários passados no Japão antigo, cheios de luz e pormenores bonitos.
Chegando a meio do jogo, vão notar que tudo ficou claramente mais negro e mais tecnológico, o que acaba por prejudicar o resultado final e dar a perceber a repetitividade que assola cada um dos cenários e os inimigos que são sempre os mesmos, com a excepção dos Bosses que estão muito bem no seu papel, sejam eles humanos, ou um tanque numa auto-estrada...
De resto, vão poder assistir a algumas cinemáticas geniais desenhadas e passear por um menu alusivo à invasão da aldeia bastante impressionante.
Quanto ao 3D, podem liga-lo desde que joguem no mínimo, mas ao contrário da maior parte dos jogos da Nintendo 3DS, o 3D de Shinobi não dá um brilho extra ao jogo, mesmo depois daSega ter feito isso mesmo em Sonic Generations.
A música de Shinobi também não é nada de impressionante, especialmente numa era em que a música "ao estilo" Ninja faz-se ouvir com melhor qualidade em Naruto,
mas também não é nada má, o que acaba por se repetir são os efeitos sonoros, que também são bastante genéricos, especialmente nos soldados, além disso, ouvir carros a derrapar e explodir por várias vezes com o mesmo som também não é do melhor que existe.
A ausência de vozes também se faz notar, mas não é algo de mau e só acabaria por piorar este departamento.
Por fim, Shinobi acaba por não ser um jogo muito comprido, mas está carregado de extras para aqueles que se quiserem dedicar um pouco mais, como o Dojo onde podem treinar, Achievements para realizar e ainda jogar livremente em Free Play, porém, caso queiram dominar o jogo na sua dificuldade mais elevada (algo de loucos) então vão ter aqui muito para vos entreter.
Não pensem que estas críticas fazem de Shinobi um mau jogo, este é um desafio para os jogadores com nervos de aço, mas acaba por ser demasiado duro para todos os outros, pois ao contrário de um jogo comoDark Souls, Shinobi está mais preocupado em matar-vos, do que vos fazer aprender uma lição, e se nesse caso Dark Souls dá-vos uma espada e pede para que matem um dragão, emShinobi pedem que o matem com uma faca enquanto equilibram um ovo com a ponta do nariz, ou seja, vão estar demasiado ocupados com o ovo, do que a perceber como se faz.
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